Sites Maliciosos


A Internet é uma ferramenta que possibilita ao ser humano alcançar formas incríveis de comunicação e aprendizagem, além de estar apta a estimular e a desenvolver práticas laborais e lúdicas como nunca possíveis em épocas passadas. Todavia, para que o utilizador possa dar um uso adequado à Internet, e usufrua desta em segurança, existe uma forma bem simples de o fazer: Quando está online não faça nada que não fizesse quando se encontra offline.

As indústrias criativas dos audiovisuais têm trabalhado em novas formas de proporcionar conteúdos aos seus consumidores tirando partido da Internet, mas existem também muitos websites que, além de quererem servir-lhe produtos ilegais, também querem o seu dinheiro e os seus dados confidenciais! Estes locais na Internet estão alojados em diversos servidores pelo mundo fora e apresentam frequentemente um aspecto legítimo, anunciando publicidade de empresas bem estabelecidas e de reconhecimento público, com os seus serviços a aceitarem as principais empresas de cartões de crédito como pagamento. No entanto, estes locais são bastiões do crime, possibilitando a criminosos lucrarem com obras protegidas pelo Direito de Autor das quais eles não tiveram nenhuma participação na cadeia de valor, e causando um impacto nefasto na forma como as empresas dos audiovisuais geram os seus negócios, com consequências para milhares de trabalhadores e para a economia do país.

A partilha de ficheiros, como tantas outras tecnologias com base no desenvolvimento da Internet, têm como intenção facultar um serviço útil aos seus utilizadores. No entanto, esses sistemas de partilha são um meio muito “fértil” em vírus, spywares, malwares e roubos de identidade. Assim, se aceder ao tipo de serviços ilegais que estes websites disponibilizam, existe um elevado risco de danos colaterais bastante desagradáveis que poderão tornar uma imprudência num erro grave, onde o seu computador, assim como os seus dados pessoais poderão ser danificados. Se fizer downloads ilegais no seu local de trabalho, poderá comprometer a segurança da sua empresa, uma vez que os spywares podem infiltrar-se no sistema e comprometer toda a segurança da rede.

Se consumir os produtos audiovisuais nos meios legítimos para o fazer, além de estar a pagar um preço justo pelas obras que o divertem, estará também a precaver-se de riscos para a sua segurança. Assim, a protecção de Direitos de Autor assume uma importância vital para que a indústria audiovisual seja devidamente remunerada e possa continuar a apresentar obras capazes de nos fazer sonhar.

No paradigma de inovação constante inculcado pelos novos meios digitais, é difícil a criação de uma lista extensa que ajude os utilizadores a precaverem-se de todo o tipo de sites que apresentem produtos pirata, no entanto, ficam aqui algumas sugestões:

Se encontrar obras audiovisuais que ainda não tenham saído no cinema ou que se encontrem disponíveis na Internet enquanto o filme ainda está em exibição, então é muito provável que se tenha deparado com um produto pirata.A qualidade padrão das obras audiovisuais legais é bastante elevada, pelo que se se deparar com obras de fraca qualidade, com som e imagem duvidosos, evite-os!

Qualquer website que apresente o aspecto de blog e que disponha muitas obras audiovisuais (filmes, séries, videojogos) a baixo preço ou gratuitamente, com vários banners publicitários a afirmar que os produtos presentes são 100% legais ou com os slogans “descarregue o que quiser”, tenha cuidado, pois estará na presença de um website ilegal.

Por fim, tenha em atenção este factor – se for demasiado barato para ser verdade, será claramente um local pirata, e ao estar a fazer downloads do mesmo estará a afectar milhares de pessoas, corre o risco de apanhar um vírus no seu computador, além de poder incorrer ainda num processo judicial.

Evite tudo isto, tome a opção mais correcta e usufrua do produto original!